Sobre o bloco

Uma conversa entre amigues em dezembro de 2015 gerou uma ideia nova: criar um bloco que tocasse música pop em ritmo carnavalesco. Semanas depois, na segunda-feira do Carnaval de 2016, o Bloco Garotas Solteiras saía às ruas pela primeira vez.

O nome é uma tradução livre do título de uma das músicas mais icônicas da diva pop Beyoncé, “Single Ladies (Put A Ring On It) ”. Com referências estéticas e musicais da cantora, o Garotas Solteiras se desenvolveu, incorporando um repertório de músicas que vão do pop internacional ao funk brasileiro, das divas recém-chegadas às já consagradas. Desde o primeiro ensaio, com apenas vinte foliões na praça da Escola de Arquitetura da UFMG em dezembro de 2015, o Garotas cresceu e se tornou um dos blocos mais populares de BH.

A cada ano, o cortejo de Carnaval do Garotas Solteiras tem uma diva pop homenageada e um tema específico, que se relaciona diretamente com as pautas e as crenças que temos enquanto um coletivo. Somos um bloco de bateria aberta, construido por (e para) mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+ e pessoas aliadas, que dividem conosco o ideal de que lacrar é um ato revolucionário.

Levantando as causas LGBTQIA+ e feminista, o bloco se firmou como um espaço de respeito, liberdade e representação em meio à folia belorizontina. Hoje, mais do que um bloco, o Garotas Solteiras tem uma responsabilidade com seu público na criação de um espaço de liberdade, segurança e de diversão! E nossa história está só no começo.  

Nossa história

2015

Nossa concepção

Em 08 de dezembro de 2015, o bloco Garotas Solteiras é idealizado por um grupo de amigues, que em poucas semanas começaria a ensaiar para o Carnaval no pátio da Escola de Arquitetura da UFMG.

2016

"Liberté, Egalité, Beyoncé"

Em seu ano de estreia, tendo Beyoncé como diva homenageada, 15 mil pessoas foram às ruas acompanhar nosso bloco pelas ruas do Baixo Lourdes, num cortejo que chegou até à Praça Raul Soares.

2016

"Pra fazer revolução"

A apresentação do Garotas Solteiras na Virada Cultural de BH em 2016 marca o nascimento da nossa banda, e também consolida nosso bloco, ainda estreante, como nome de peso no Carnaval de BH.

2017

"Oops, fizemos de novo"

Em 2017, nossa diva pop homenageada foi Britney Spears. Mais de 50 mil  pessoas acompanharam o desfile, que dessa vez tomou lugar na Avenida Silviano Brandão, na zona leste de BH.

2018

"Indestrutível"

O bloco voltou à rua para seu terceiro Carnaval homenageando a drag queen e cantora Pabllo Vittar, descendo a Avenida Olegário Maciel com as mais de 80 mil pessoas que nos acompanharam.

2019

"Eu nasci assim"

Repetindo o trajeto da Avenida Olegário Maciel, o cortejo de 2020 homenageou Lady Gaga, e nossa voz em defesa da diversidade foi ouvida por cerca de 200 mil pessoas em Belo Horizonte!.

2020

"Deus é mulher"

Na sua quinta oportunidade de ir às ruas no Carnaval, o bloco prestou merecida homenagem à cantora Elza Soares, num cortejo acompanhado por 300 mil pessoas.

2023

"Renascida: única garota do mundo "

Após dois carnavais fora das ruas, em função da pandemia do COVID-19, o Garotas retorna em seu cortejo de 2023 homenageando a cantora Rihanna, acompanhado de 450 mil pessoas.

Aprenda a letra do nosso hino e cante junto conosco!

Composição: Edu Ruas

Garotas Solteiras somos todas nós
Chega mais perto pra ouvir a nossa voz
O nosso canto é luta, poder e diversão
Estamos preparadas pra fazer revolução

Quem foi que disse que a rua não é lugar de brilhar?
A gente ocupa, toma frente, vem pra escandalizar
A gente chega na batida com amor e respeito
E traz a luta por aquilo que é nosso de direito

E como é que a gente faz?

A rua é nosso palco, a gente bota pra ferver
Quando a gente tá junta, a gente é quase a Beyoncé
O exército é pesado, coreô é do poder
Vem junto com o Garotas, solte a diva em você!

Vem mina, bi e trans, sapatão e afeminada
No Garotas Solteiras, topamo qualquer parada!