Nossos rolês

Ao longo do ano, nosso bloco promove uma série de rolês e atividades, que vão desde as oficinas de musicalização até rodas de conversa. Nessa seção, você vai conhecer um pouco mais sobre o que nós fazemos quando o Carnaval acaba.

Oficinas de percussão

O Garotas oferece oficinas de musicalização e percussão para quem tem interesse em compor nossa bateria e incentivá-las a fortalecer o Carnaval de BH. São encontros periódicos, organizados pelos nossos regentes e chefes de naipes, ainda antes do início dos ensaios para o Carnaval. Elas são abertas, inclusive, para quem ainda não sabe tocar nada e quer começar a aprender do zero. Além de ajudar quem participa a se habituar com os instrumentos da nossa bateria, a oficina divide as técnicas, ritmos e viradas usadas para carnavalizar os hits das nossas divas. As aulas são sempre realizadas em lugares públicos.

Ensaios para o Carnaval

Depois do cortejo de Carnaval, talvez os ensaios do bloco sejam o momento mais aguardado pelo nosso público. Reunindo centenas de pessoas (entre bateria, público e imprensa), os ensaios geralmente começam dois meses antes do Carnaval, nas noites de sexta-feira, na Praça da Estação. Neles também são vendidas as nossas Miçangas - que são produtos como ecobags, camisetas, adesivos e outros, que servem de apoio no financiamento do cortejo. O sucesso das Miçangas tanto que elas se tornaram uma tradição, e ao longo do ano, é comum encontrar pessoas circulando com nossos adornos pelas ruas de BH .

Participação em eventos de rua

O Garotas Solteiras também marcou presença em diversos eventos importantes no calendário sociocultural de Belo Horizonte. Já fomos atração da Virada Cultural de BH, e participamos de manifestações sociais como a Marcha das Mulheres, a Parada LGBTI+ e a Caminhada da Visibilidade Trans, para as quais mobilizamos banda e bateria para se voluntariar. Até mesmo a Praia da Estação - evento que é marco da retomada do carnaval belorizontino, já ganhou uma versão própria - a Praia Bem Garota, em celebração ao nosso aniversário.

Promoção de rodas de conversa

Tentamos aproveitar a plataforma e a visibilidade do Garotas para tentar fazer alguma diferença pelas mulheres e pessoas LGBTQIA+ com a realização do Papo de Garotas. Nessa ação, que tem o formato de roda de conversa, mobilizamos pessoas e grupos que apoiamos, para aprender mais sobre as bandeiras que levantamos, promover o espírito de comunidade e incentivar que elas possam se apoiar e se encorajar na luta por uma sociedade mais justa, tolerante e igualitária. Dessa forma, esperamos distribuir um pouco do que aprendermos, e estender nosso discurso de empoderamento e respeito além dos dias de folia.

Quer nos convidar para um evento?

Participamos de eventos sociais, públicos e corporativos, conforme análise do grupo sobre o contexto. Quer enviar sua proposta pra gente analisar? Entre em contato conosco!