Oficinas de percussão

Oficina de percussão para o carnaval

O Garotas Solteiras é um bloco de bateria aberta, mas nem por isso a gente deixa correr tudo solto. Mesmo fora da época do carnaval, a gente sempre tenta achar alguma forma de deixar nossa bateria ainda mais redonda, linda e poderosa.

Por isso, o Garotas oferece oficinas de musicalização e percussão para quem tem interesse em compor nossa bateria (e, porque não dizer, ajudar a fortalecer o rolê do Carnaval de BH – uma das maiores construções coletivas do Brasil). 

Garotas, o que são as oficinas de percussão?

As oficinas são encontros periódicos, organizados pelos nossos regentes e chefes de naipes, ainda antes do início dos ensaios para o Carnaval. Além de ser uma oportunidade de se habituar com os instrumentos da nossa bateria, a oficina divide com os participantes as técnicas, ritmos e viradas que utilizapmos para carnavalizar os hits das divas pop. As aulas são gratuitas e realizadas sempre em lugares públicos.

Mas e quem não sabe tocar nada, também pode participar?

Claro! As oficinas são o melhor momento para quem ainda não sabe tocar nada e quer começar a aprender do zero. Inclusive, os primeiros encontros do cronograma de oficinas não exigem nem que você tenha um instrumento – eles servem para ajudar a se familiarizar com os ritmos, até que os alunos estejam prontos para começar com os instrumentos.

E as oficinas são obrigatórias para participar da bateria no carnaval?

Nossa bateria é aberta, e com exceção do naipe de tamborins, não há nenhuma restrição. Mas de todo jeito, ter bom senso é importante, né? Este é um trabalho que começamos pelo menos seis meses antes do Carnaval. O Garotas toca uma variação grande de ritmos e, infelizmente, quem não participa desses encontros não consegue acompanhar direito (e ainda atrapalha as migas que se prepararam o ano inteiro).

 

Ainda não sabe qual instrumento tocar no Carnaval de BH?

Então vem aqui para aprender mais um pouco sobre os instrumentos que compõem a nossa bateria.