Diversifica Garotas

não é não

Um bloco de carnaval feminista e LGBT precisa falar de mulheres e LGBTs. 

A gente percebeu, em nossa trajetória de carnaval e palcos, que quando estamos juntas, somos mais. Quando nossas forças se somam, a gente consegue fazer revolução! E mesmo tentando ser um bloco plural, diverso e inclusivo, é difícil falar tudo o que precisamos apenas por nossa conta.  Nosso discurso fica muito mais forte quando a gente desenvolve empatia, aprende com as diferenças e se esforça para sustentar os ideais das nossas manas e migas.

Diversifica Garotas

Por essa razão, o Garotas Solteiras criou em 2018 o comitê Diversifica Garotas. Esse grupo também é formado por foliões e folionas do bloco, e seu intuito é aproveitar a plataforma e a visibilidade do Garotas para tentar fazer alguma diferença pelas mulheres e LGBTs. Através de ações e conversas com grupos que apoiamos, queremos aprender mais sobre as bandeiras que levantamos, e promover um verdadeiro espirito de comunidade entre as pessoas, para que elas possam se apoiar e se encorajar na luta por uma sociedade mais justa, tolerante e igualitária.

O Diversifica Garotas tem a intenção de entender melhor o que é preciso para que as nossas consigam desenvolver mais confiança, empatia, autonomia e respeito e, de fato, conquistar seu espaço social. Queremos que o discurso de representatividade que levamos às ruas se fortaleça e, ao mesmo tempo, que se torne algo mais duradouro. Queremos que as pessoas saibam que não estão sozinhas, que todas as lutas valem a pena, e que ações simples fazem toda a diferença para um mundo melhor.

logo2_diversifica
Logo Papo de Garotas

O Diversifica começou em abril, de maneira bem tímida, com uma ação que apelidamos de Papo de Garotas. Convidamos algumas pessoas próximas ao bloco para uma roda de conversa, onde falamos de feminismo e causa LGBT. A experiência foi muito positiva, e a troca de vivências nos gerou aprendizados incríveis.

No fim, sentimos que essa era uma iniciativa que precisava ser dividida com mais pessoas. Com isso, o comitê decidiu ampliar esse projeto, criando um calendário para promover rodas de conversa, e tornando o modelo aberto à participação de todos, para levantar ainda mais tópicos importantes de discussão. A agenda e os locais são divulgados pelas redes sociais.

E para compartilhar o aprendizado, junto com a equipe de comunicação do Garotas, o Diversifica irá ajudar a alimentar um blog, que leva o mesmo nome. Dessa forma, esperamos distribuir um pouco do que aprendermos. Se você tiver alguma dica de tema para discutir (seja em uma roda de conversa ou no próprio blog, envie um email para comunicacao@blocogarotassolteiras.com.br. Sua sugestão é mais que bem-vinda!

Construindo coletivamente e nos fortalecendo uns aos outros, nossa voz fica mais forte em favor da diversidade e do respeito.