oficinas de percussão para o carnaval

6 toques de amiga sobre oficinas de percussão para o carnaval

Aprender a tocar um instrumento na preparação pro Carnaval pode ser divertido, mas também é importante ter alguns cuidados para aproveitar ao máximo!

Já é tradição do Garotas Solteiras e de outros blocos realizar oficinas de musicalização e percussão ao longo do ano. Elas servem para ensinar o básico a quem nunca tocou, para quem quer reciclar os conhecimentos ou para quem quer aprender um instrumento novo.

Mas para aproveitar tudo isso, é importante ter alguns cuidados e observar detalhes que farão a diferença nessa experiência. Listamos algumas dessas dicas para vocês:

Se hidrate e se proteja do sol

Caso as oficinas sejam de dia (como as nossas), não esquecer do protetor solar ao sair de casa – especialmente se as aulas forem a céu aberto. E é legal trazer também uma garrafa d’água para se hidratar. As atividades nas oficinas geralmente tem longa duração, e essas podem ser precauções importantes.

Traga uma canga

A maior parte das oficinas acontece em locais públicos, e nem sempre há uma infraestrutura para comportar a todas. Então, uma boa dica é trazer uma canga para estender no chão. Por mais que não ajude tanto no conforto, pelo menos você não sujar o look de grama.

Se alongue

É importante lembrar que as oficinas consistem em um bom tempo de atividades contínuas. Especialmente quem não tem tanto costume pode sentir o corpo reclamar. Então não tenha medo de dar aquela esticada quando precisar. Seus músculos agradecem e você vai segurar a onda por mais tempo.

Aproveite pra fazer amigos

É bem comum que as turmas de oficinas sejam compostas por pessoas que estão em seu primeiro Carnaval. Deixe de lado a timidez e interaja bastante com as coleguinhas! Você vai perceber que o carnaval pode te trazer ótimas amizades, que durarão o ano todo!

Pesquise sobre a bateria

No início, as oficinas não demandam instrumentos, pois as aulas são voltadas para noções de musicalização. Entretanto, é importante que você pesquise sobre a bateria do seu bloco e avalie o instrumento que vai tocar, para que a escolha não fique para última hora. Uma boa ideia é conversar com alguém que já toque – a experiência pode ajudar na decisão.

Fortaleça o bloco

Se atente às movimentações que seu bloco preparar nas oficinas e nos ensaios. Seja passando o chapéu ou vendendo produtos, os blocos precisam arrecadar fundos para cobrir os custos do Carnaval. Você tem diversas formas de ajudar seu bloco, e acredite: toda ajuda é bem-vinda!

Para finalizar, queremos lembrar que mesmo os blocos de bateria aberta se preparam por bastante tempo par fazer bonito no Carnaval. Participar das oficinas é uma forma de receber e preparar aqueles que ainda não sabem tocar, mas querem compor a bateria do seu bloco de coração  Então aproveite!

E você, já participou das nossas oficinas? Tem alguma outra dica pra dividir com a gente? Deixe seus comentários e compartilhe esse post!

Comente pelo Facebook: